Árvore Genealógica dos Ascendentes e Descendentes do

Descendência de

QUINTA ESTIRPE

5- josé Faustino Corrêa nascido em 1805, (*José Faustino Corrêa, era o oitavo,  irmão do Comendador  fora assassinado por Domingos Faustino Corrêa em 1851, em disputa por uma mulher, segundo o historiador António Souza Dias, do Rio Grande, do Sul), foi casado por volta de 1816 no  Rio Grande/RS, Brasil, com  Felicidade Cardoso Brum (ou Felícia Cardoso Brum) nascida em 20 de março de 1810 em Taim, Rio Grande/RS,Brasil, e representado por seus 11 filhos:

Primeiro - Simão(Semião) Faustino Corrêa * representado pelo conselheiro Francisco Antunes Maciel

Segundo Michaela Faustino Corrêa casada com Manoel Pereira D‛Avila e representado por seus 12 filhos:

primeiro - Victória casada com Serafim Ismael Dias,

segundo - Albino D‛Avila casado com Ana Maria,

terceiro - Balduino ( ou Baldoino) Pereira,

quarto - Jacintho  Pereira D‛Avila,

quinto - Maria Francisca casada com José Joaquim Corrêa todos representados pelo conselheiro Francisco Antunes Maciel,

sexto - Narciso,

sétimo - Manoel Inácio,

oitavo - Virginio,

nono - Serafim (a)

décimo primeiro - HeRmelinda Aguiar,

décimo segundo - Delfina Pereira  D‛Avila.

 

Terceiro - Vicência Faustina Corrêa nascida em 1798 casada com Antonio Pereira D‛Avila nascido em 1798, filho de Antonio Pereira e Rosa de Avila, representados pelos seus 12 filhos:

primeiro- Umbelina Pereira D‛Avila,

segundo - Antonio Pereira D‛Avila,

terceiro - Dionisia Pereira D‛Avila,

quarto - Joaquim (a) Pereira D‛Avila,

quinto - Serafina Pereira D‛Avila,

sexto - Ezequiel Pereira D‛Avila,

sétimo - Elias Pereira D‛Avila,

oitavo - Justo falecido representados por seus 03 filhos: 

primeiro - Marcelina representada pelo conselheiro Francisco Antunes Maciel.

segundo - Justa,

terceiro - Maria Antonia,

nono - João Batista,

décimo - Graciano,

décimo primeiro - Manoel, nascido em 1825 e falecido em 1898

décimo segundo - Ana Maria casada com Albino PereirA D‛Avila representada pelo conselheiro Francisco Antunes Maciel.

décimo terceiro - Abelina Pereira Corrêa, nascida em 1813 e falecida em  08 de julho de 1890 com 77 anos., casada com Ignácio Rodriguez nascido em 1817 e falecido em 09 de fevereiro de 1883 com 66 anos. Pais de um filho seguinte:
 

1- Candido Rodriguez Pereira, nascido em 1837 e falecido em 6 de janeiro de 1901 com 64 anos, casado com Serafina Estefania Pereira Vicente, nascida em 1851 e falecida em 12 de janeiro de 1907 com 56 anos, filho de Manuel Pereira Corrêa e Vicência Vicente Preto, Pais de um filho seguinte:
 
1- Eizar, nascido em 26 de junho de 1892 e falecido em 06 de fevereiro de  1953, casado com Maria del Carmen Cabrera Fernandez, nascida a 25 de julho de 1902 e falecida em 12 de agosto de 1940 com 38 anos, filha de Lazaro Amancio Cabrera Mozo e sua mulher Clotilde Maria Fernandez Camacho. Pais de um filho seguinte:
 
1- Dorys Diamir Rodriguez Cabrera, nascida em 24 de julho de 1940 falecida com 64 anos, casada com Alfonso Mendez Oliveira nascido em 12 de novembro de 1940, filho de Alfonso Liborio Mendez Oliveira e sua mulher Maria Sabina Oliveira Cabrera. Pais de um filho seguinte:
 
1- Alfonso Daniel Mendez Rodriguez, casado com Gladys Barbero. Pais de uma filha seguinte:
 
1- Maria Gimena, nascida em 2003.

Quarto - Albino Faustino Corrêa casado com Balbina Antunes representado por seu conselheiro Francisco Antunes Maciel,

Quinto - Faustino José Corrêa casado com Joaquina Faustina Corrêa representado por seus 07 filhos:

já descritos na Stirpe de Vicente Faustino Corrêa.

primeiro - Hipólito Faustino Corrêa,

segundo - Joaquim Faustino Corrêa,

terceiro - Maria Adelaide Corrêa

quarto - Manoel Antonio Corrêa,

quinto - José Vicente Corrêa, já falecido,

sexto - Flora Leopoldina, casada com José Corrêa Mirapalheta Junior, falecida, representado pelo conselheiro Francisco Antunes e representados por seus 02 filhos :

primeiro - José Sidonio,

segundo - João Simões representado pelo conselheiro Francisco Antunes Maciel,

sétimo - Maria Carolina Corrêa,

 

Sexto - Antonio Faustino Corrêa, casado com Maria da Costa  representados por seus 07 filhos:

primeiro - José Maximiano Faustino Corrêa,

segundo - Damaliel (Gamaliel) Faustino Corrêa,

terceiro - Clementina Mercedes,

quarto - Astrogildo (ou Estrogildo) Corrêa,

quinto - Belmira Faustino Corrêa,

sexto - Maria Benigna representados os últimos pelos conselheiro Francisco Antunes Maciel,

sétimo -  Gabriela casada com João Lopes Martins

Sétimo - Joaquim Faustino Corrêa casado em primeiras núpcias com Joaquina Dias de Oliveira filha de Cypriana Faustino Corrêa (irmã do Comendador) e de Bonifácio Dias de Oliveira,  e em segundas núpcias com Maria Rodrigues, representados por seus 10 filhos:

Filhos em primeiras núpcias com Joaquina Dias de Oliveira. Pais de 10 filhos:

primeiro - Cypriana Joaquina Corrêa,

segundo - José Joaquim Corrêa, casado com IDALina Maria de Jesus. Pais do filho único:

primeiro - Capitão FAUSTINO JOSÉ CORRÊA,  casou em 09 de junho de 1850, registrado no Livro n. 2, às fls. 84, em São Sebastião S.P. (1ª. núpcias deste) com MARIANA FERREIRA DA SILVA nascida em Bananal, no ano de 1832,  tiveram os seguintes 08 filhos:
 
Em 1ª. núpcias casado com MARIANA FERREIRA DA SILVA. Tiveram os seguintes 08 filhos:

primeiro - Orozimbo Marçal Corrêa,nasceu em Bananal, no ano de 1.851, falecido aos 56 anos de idade, em 1.895, casado com D. EMERENCIANA GONÇALVES DE SÃO JOSÉ, fazendeira no Bairro do Retiro. Pais de uma filha única:

primeiro -  ROSALINA GONÇALVES CORRÊA nasceu em Bananal, em 30-08-18..., e faleceu em 10-04-1959 em Bananal, casada com o Cap. ROMÃO ALVES GUIMARÃES nasceu em Bananal no dia 05-03-1879, e faleceu em Bananal em 31-08-1952. Foi sitiante, negociante, vereador, Guarda Barreira, Oficial do Registro Civil do 1º Tabelião , Escrivão de Policia, Jornalista, Promotor Publico interino um ano, Tabelião do 1 Oficio muitos anos. Chefe Político. Como Voluntário foi combatente na Revolta dos Canudos onde foi ferido. Foram pais de 10 filhos:
 
primeiro - AustriclÍnia Guimarães/AUTRICLÍNIA GUIMARÃES OLIVEIRA, nasceu em Bananal em 10-04-1902, casada com JOÃO GOMES DE OLIVEIRA em 20-11-1922, residente em Aparecida/SP, teve os seguintes 04 filhos:
 
primeiro - Maria Luiza Guimarães Oliveira, nasceu em Bananal, casada com Edgar Fonseca. Residentes em Belo Horizonte/M.G.
segundo -
Odete Guimarães Oliveira, casada com Carlos Araújo Silva, ambos de Bananal. Residentes em Aparecida S.P.
terceiro -
Luiz Guimarães Oliveira, nascido em Bananal, casado com..... Residentes no Rio de Janeiro/R.J.
quarto -
Décio Guimarães Oliveira, nascido em Bananal, falecido menor.

segundo - João Orozimbo Guimarães, nasceu em Bananal, em 31-07-1904, e faleceu em Caçapava em 10-09-1969, casado no dia 09-02-1930 em Bananal com MARIA JOSÉ MACHADO, residente em Taubaté com a idade de 96 anos, filha de Joaquim Rosa Machado c.c. Consuelo Julieta de Carvalho Machado (casada Consuelo Julieta Carvalho dos Santos) , n. em Bananal, residentes em S. José do Barreiro, filha de Major Francisco Carvalho dos Santos, Escrivão da Colletoria Federal de Bananal e sua mulher Almeirinda Valente.
Por parte de Romão Alves Guimarães casado com Rosalina Gonçalves Guimarães, João Orozimbo era neto paterno de João Alves Guimarães e de sua mulher Balbina Tereza dos Santos; por esta trineto de Joaquim Ferreira de Castilho (testamento deste em 1861) e de Rita Tereza dos Santos; e por esta tetraneto de Tereza Maria dos Santos, n. em 1756 e f. a 04-09-1836, em Bananal e de seu marido Manoel Rabelo Rosa (ver, os Rabelo Rosa, neto 3) e por Tereza Maria dos Santos, pentaneto de Francisco Xavier dos Santos e de sua mulher Margarida Paes de Mendonça (sesmeiros da Cachoeirinha).
Por parte de Maria José Machado, neta materna de Emerenciana Maria de S. José e de seu marido Alferes Orozimbo Marçal Corrêa; por Emerenciana, bisneta materna de Maria Gonçalves Ribeiro, n. em 5-5-1840 em Bananal e de seu marido e primo-irmão Antonio Ferreira de Aguiar (Apolinário do Retiro); por Maria Gonçalves Ribeiro, trineta materna de Emerenciana Maria de S. José e de seu marido e primo João Gonçalves Pereira de Sousa, f. em 1855, em Bananal, na faz. do "Retiro"; por este tetraneta de Joaquim Ferreira de Sousa e de sua mulher Francisca Maria de Jesus; por Emerenciana, tetraneta materna de Eufrásia Maria de S. José (ou do Espírito Santo) e seu marido José Gonçalves Pereira, f. em 15-11-1844, em Bananal, sendo por parte de Eufrásia pentaneta de José de Aguiar Toledo, português, chegado ao Brasil em 1765 e ao Bananal em 1770, f. em 1838 nessa cidade, onde se casou com Maria Ribeiro de Aguiar Valim, n. em S. Tomé das Letras, MG e f. em 25-3-1853 em Bananal. Pais
06 filhos::

primeiro - Maria Benedita Machado Guimarães, (falecida menor).

segundo -
SEBASTIÃO GUIMARÃES, n. Barra do Piraí S.P., em 12 de abril de 1932, militar reformado, f. 20 de maio 1995 em Itajubá M.G., c.c. DAVINA FREIRE GUIMARÃES, n. Monteiro Lobato S.P, em 25 outubro de 1936, advogada, filha de Alexandre de Campos Freire e Maria Antonia Borges. Pais de 06 filhos:
 
primeiro -  Alexandre Freire Guimarães, n. Caçapava S.P., em 12 de abril de 1953, Médico, c.c. Isa Maria Xavier Faria, Itajubá M. G em 07 de junho de 1955, Enfermeira Padrão, n. em Itajubá filha de Isaltino Faria e Beatriz Xavier (nome de solteira). Pais de 04 filhos:
 
primeiro - Leandro Faria Guimarães, n. no Rio de Janeiro-RJ., em 24 de novembro de 1979.

segundo - 
Rodrigo Faria Guimarães, n. Itajubá M.G. em 16 de outubro de 1985.

terceiro -
Thais Faria Guimarães, n. Itajubá M.G. em 12 de novembro de 1983.

quarto -
Fernanda Faria Guimarães, n. Itajubá- M.G. em 22 de junho de 1987.

segundo - CONSUELO MARIA FREIRE GUIMARÃES, n. Caçapava S.P. em 24 de maio de 1955, Advogada c.c. VILMER VIEIRA DA SILVA, n. Marília S.P. em 26 de outubro de 1951, Médico Pneumologista. Pais de 02 filhos:

primeiro - Rodolfo Guimarães Vieira da Silva, n. em Itajubá M.G. em 14 de abril de 1981, c.c. Marciléa Silva. Pais de um filho:
 
primeiro - Lucas Guimarães Vieira e Silva

segundo - Rômulo Guimarães Vieira da Silva, n. em Itajubá M.G. em 20 de novembro de 1986.

terceiro - Telmo Freire Guimarães, n. Caçapava S.P. em 24 de abril de 1958, Engenheiro Eletricista, c.c. Lia Mara Massa, n. Muzambinho M.G. em 29 de fevereiro de 1956, Dentista, filha de Carlos Massa ( Varginha-MG, 1918-2003 ) e Eurides Benjamim Massa ( Juréia-MG, 1925 ). Pais de 03 filhos:

primeiro - Bruno Massa Guimarães, n. Jundiaí S.P. em 03 de novembro de 1983, estudante de Administração pela USP;

segundo - 
Guilherme Massa Guimarães, n. Jundiaí S. P. em 28 de dezembro de 1984, estudante de Jornalismo pela Cásper Líbero;

terceiro -
Renato Massa Guimarães, n. Jundiaí S. P. em 23 de janeiro de 1989, estudante.

quarto - Cláudio José Freire Guimarães, n. Caçapava S.P. em 19 de março de 196, Advogado e Procurador da UNIFEI, c.c. Adriana Elizabete Gonçalves, n. Itajubá M.G. em 04 de junho de 1971, Enfermeira Padrão, filha de Lucrécio Gonçalves n. Passa Quatro M.G. filho de Manoel Tertuliano Gonçalves e Maria José Scarpa Sobrinho e de s-m Elvira Cascardo, filha de Geraldo Cascardo e Elvira Dias Camargo. Pais de 03 filhos:

primeiro - Kayleigh Gonçalves Guimarães, n. Itajubá M.G., em 11 de abril de 1993;

segundo -
Pedrenrique Gonçalves Guimarães, n. Itajubá M.G., em 14 de fevereiro de 1996;

terceiro -
Ghabriel Gonçalves Guimarães, n. Itajubá M.G., em 19 de dezembro de 1998.

quinto -  Elaine Freire Guimarães, n. Caçapava S.P. em 11 de maio de 1964, Enfermeira Padrão, em primeiras núpcias c.c. Fernando Antonio Pimentel, divorciado. Pais de uma filha:

em primeiras núpcias casada com Fernando Antonio Pimentel, bancário. Pais de uma filha:

primeiro -  Clara Guimarães Pimentel, n. Itajubá M.G., em 16 de março de 1982, Fisioterapeuta.

Em segundas núpcias casada com Irineu de Oliveira Costa, n. Pouso Alegre M.G. em , Médico Pediatra. Pais de uma filha:

segundo - Nara Guimarães Costa, n. Itajubá M.G., em 28 de dezembro de 1989, f. em 20 de agosto de 2005 em Itajubá M.G.

sexto -  Ítalo Freire Guimarães, n. Caçapava S.P. em 21 de setembro de 1966, Médico Pediatra e Administrador Hospitalar, divorciado de Rosane Vieira de Carvalho, n. em 28 de julho de 1967 em Moeda M.G., Economista, filha de Joaquim Mitraud de Carvalho e Ana Vieira de Carvalho. Pais de um filho:

primeiro - Adriano Carvalho Guimarães, n. em Belo Horizonte M.G., em 25 de junho de 1997.

terceiro - Jumeci Guimarães, n. Bananal S.P., em 17 de julho de 1933, Policial Civil Aposentado c.c. Matilde Chastrecini Gobato, n. Botafogo S.P., em 07 de fevereiro de 1935, filha de Ângelo Gobato e de sua mulher Anunciata Castrechini Gobato. Pais de 04 filhos:

primeiro - João Ângelo Guimarães, n. São Paulo, em 06 de junho de 1958, c.c. Célia Flávio de Matos, n. Caraguatatuba S.P., em 29 de abril de 1956. Pais de um filho:
 
primeiro - João Ângelo Guimarães Júnior, n. Taubaté S.P., em 19 de junho de 1991.

segundo - Evandro César Guimarães, n. São Paulo, 25 de junho de 1959. c.c. Evanete da Silva, n. São Luis de Paraitinga em 21 de maio de 1953. Pais de uma filha:

primeirao - Juliana Silva Guimarães, n. Taubaté S.P., em 03 março de 1990.

terceiro - Sonia Regina Guimarães, n. São Paulo, 26 de janeiro de 1961, c.c. Willian de Paula, n. Taubaté S.P., em 09 de junho de 1995, filho de Tarcísio de Paula e de Aparecida de Paula. Pais de 02 filhos:

primeiro - Priscila de Paula, n. Tremembé SP, 06 de maio de 1982, c.c. ...... Pais de 02 filhos:
 
primeiro - Luiz Gustavo Guimarães de Paula Fonseca Ferreira, n. São José dos Campos SP, 27 de março de 2003

segundo -
Maria Letícia Guimarães de Paula Fonseca Ferreira, n. Taubaté SP, 31 de março de 2005

segundo - Vivian de Paula, n. Tremembé SP, 01 de abril de 1985.

quarto - Andréia Luciane Guimarães, n. Caçapava S.P., em 07 de fevereiro de 1971, Professora de Educação Física- Terapeuta Holístico, separada de Edenilson Machado de Oliveira. Pais de uma filha:

primeiro - Melissa Guimarães de Oliveira , n. Taubaté S.P., em 27 de Novembro 1999.

quarto - José Geraldo Guimarães, n. Bananal S.P., em 19 de março de 1936, militar, f. em São Paulo, c.c. Elza Schmaltz da Silva, n. Lorena S. P., em 15 de fevereiro de 1938, filha de Natália Schmaltz da Silva, f. em São Paulo. Pais de 03 filhos:

primeiro - José Geraldo Guimarães Júnior , n. Caçapava S.P., em 21 março de 1958, c.c. Terezinha dos Reis Martins. Pais de 02 filhos:
 
primeiro - Thomaz Schmaltz Martins Guimarães, n. Osasco S.P., em 02 abril de 1987.

segundo -
Amanda Schmaltz Martins Guimarães, n. Osasco S.P., em 05 abril de 1991.

segundo - Gilvan José Guimarães, n. Caçapava S.P., em 01 de maio de 1966, c.c. Rosana do Amaral. Pais de 2 filhos:

primeiro - Nathália do Amaral Guimarães, n. São Paulo, em 12 de outubro de 1989.
segundo - 
Giovani do Amaral Guimarães, n. São Paulo, em 10 setembro de 1997.

terceiro - Alan Rivail da Silva Guimarães, n. Caçapava S.P., c.c. Silvonéia ou Silvonete Balco de Melo, n. Campo Mourão P.R. em 14 agosto de 1973.

quinto - Haroldo Guimarães, n. Bananal, em 15 de fevereiro de 1938, militar c.c. Maria Marcondes Pinto, n. Caçapava S.P., em 04 de fevereiro de 1940, professora, filha de Antonio Pinto e Guiomar Marcondes Pinto. Pais de 05 filhos:

primeiro - Jaqueline Pinto Guimarães, n. Caçapava S.P, em 16 de novembro 1962, c.c. Cláudio de Souza Narciso, n. 29 de fevereiro de 1960, Caçapava S.P.. Pais de 02 filhos:
 
primeiro - Jamille Guimarães Narciso, n. Caçapava S.P, em 17 dezembro de 1986.
segundo - 
Jaime Guimarães Narciso, n. Caçapava S.P, em 27 de julho de 1991.

segundo -  Haroldo Guimarães Júnior, n. Caçapava S.P., em 29 de novembro de 1966, c.c. Dulce Fátima Galiotti, n. Caçapava S.P., em 24 de outubro de 1966. Pais de uma filha:

primeiro - Débora Galiotti Guimarães, n. Caçapava S.P., em 05 de março de 1996.

terceiro - Jane Pinto Guimarães, n. Caçapava S.P., em 25 de junho de 1964, professora, c.c. José Carlos Tenório dos Santos, n. Caçapava S.P., em 14 de março de 1961. Pais de uma filha:

primeiro - Joice Guimarães Tenório dos Santos, n. Caçapava S.P, em 12 de agosto de 1991.

quarto - Jussara Pinto Guimarães, n. Caçapava S.P., em 08 de julho de 1969, c.c. Ralph Allegrini, n. São Paulo, em 17 de abril de 1965. Pais de um filho:

primeiro - Raphael Guimarães Allegrini, n. Caçapava S.P, em 30 de junho de 1991.

quinto - Heraldo Guimarães, n. Caçapava S.P., em 28 de novembro de 1971, c.c. Rosana Aparecida Velloso Galvão, n. de Fortaleza P.E. em 23 de fevereiro de 1963. Pais de 02 filhos:

primeiro -  Rômulo Falcão Guimarães, n. Caçapava S.P, em 18 de dezembro de 1991.

segundo - 
Renata Falcão Guimarães, n. Caçapava S.P, em 16 de julho de 1995.

sexto - Romão Alves Guimarães, n. Bananal S.P., em 14 de março de 1940, advogado, c.c. Marta Lúcia de Oliveira, n. Jambeiro S.P. em 29 de agosto de 1946. Pais de 04 filhos:

primeiro - André Oliveira Guimarães, n. Caçapava S.P., em 05 de abril de 1970.

segundo - 
Patrícia Lúcia Oliveira Guimarães, n. Caçapava S.P., em 08 de setembro de 1971, advogada, c.c. Luiz Fernando de Almeida Silva, n. Caçapava S.P. , em 19 de agosto de 1969. Pais de um filho:
 
primeiro - Caio Guimarães Silva, n. Caçapava S.P., em 27 de fevereiro de 1997.

terceiro - Marcelo Oliveira Guimarães, n. Caçapava S.P., em 06 de dezembro 1962.

quarto -
Ana Paula Oliveira Guimarães, n. Caçapava S.P., em 02 de fevereiro de 1976.


terceiro - 
Maria José Guimarães/MARIA JOSÉ GUIMARÃES GOUVÊA, nascida em Bananal no dia 16-07-1906, funcionária do G. E. Dr. Rodrigues Alves”, em Cruzeiro, casada em 26 janeiro de 1930, com JOSÉ TAVARES DE GOUVÊA (irmão dele João Gomes de Oliveira?), funcionário da E.F.Central do Brasil. Pais de 04 filhos:

primeiro - Jesus Guimarães Gouvêa, nascido em Bananal, ferroviário, viúvo de Maria Madalena Macedo, residente em Bananal. Jesus Guimarães Gouvêa, casado com Maria Madalena Macedo, Teve os seguintes 02 filhos:
 
primeiro -  Edson Macedo Gouvêa, nascido em Bananal, em 23-05-1960.
segundo - 
Rosa Maria Macedo Gouvêa, nascida em Bananal a 21-08-1961. casada com Silvio Rodrigues, teve os seguintes 03 filhos:
 
primeiro - Silvio César Rodrigues, nascido em Bananal a 29-06-1953.

segundo -
Janero Rodrigues, nascido em Bananal a 22-10-1954.

terceiro - 
Rosemeire Rodrigues, nascida em Bananal a 22-10-1955.

segundo - Alonso Guimarães Gouvêa, nascido em Bananal, ferroviário da E.F.C.B, residente em Cruzeiro, casado com Marlene Lopes.

terceiro -
Rosa Guimarães Gouvêa, nascido em Bananal, casada com Silvio Rodrigues, já falecida.

quarto -
Maria José Guimarães Gouvêa (Lili) nascido em Bananal, casada com Pio Décimo Valiante, residentes em Barra Mansa/RJ, onde são comerciantes. Pais dos seguintes 05 filhos:

primeiro -  Manoel Valiante Neto, nascido em Barra Mansa no dia 16-06-1960.

segundo - 
José Felipe Valiante Sobrinho, nascido em Barra Mansa no dia 30-1-1961.

terceiro - 
Luiza Maria Valiante, nascida em Barra Mansa no dia 22-10-1962.

quarto - 
Maria Salete Valiante, nascida em Barra Mansa no dia 13-10-1964.

quinto -
André Luiz Valiante, nascida em Barra Mansa, no dia 10-10-1965.


quarto - 
Prudêncio Jardim Guimarães, nascido em Bananal, em 30-10-1908, casado com a Dra. ISMÊNIA DE CARVALHO LEÃO, farmacêutica, filha do Major Francisco Ferreira Leão e da Prof. Benedita Marcelina de Carvalho.  Prudêncio foi lavrador, músico, compositor musical, ajudante habilitado do Cartório do 1 Oficio, funcionário do Departamento de Correios e Telégrafos em São Paulo, Tipógrafo do Diário Oficial do Estado, Tabelião do 1 Oficio de Bananal, Oficial do Registro Civil, auxiliar de Secretaria no Ginásio Municipal de Cruzeiro, e com funcionário da Secretaria da Saúde aposentou, teve os seguintes 03 filhos:

primeiro - Luiz Guimarães, nascido em São Paulo, no dia 1-3-1931, casado em Bananal com Nilza Luiza de Souza. Luiz Guimarães, casado com Nilza Luiza Souza Guimarães, residentes em Lorena, teve os seguintes 06 filhos:
 
primeiro - Luiz Fernando Souza Guimarães, nascido em Lorena em 21-12-1956.

segundo -
Fátima Maria Souza Guimarães, nascida em Lorena no dia 10-07-1955.

terceiro -
Nilson Souza Guimarães, nascido em Lorena no dia 25-08-1959;

quarto -
Maria Cristina Souza Guimarães, nascida em Lorena no dia 27-11-1959

quinto -
Paulo César Donizeti Souza Guimarães, nascido em Lorena no dia 03-01-1962

sexto -
Maria Helena Souza Guimarães, nascida em 24-09-1961.

segundo -  Jarbas Guimarães nascido em São Paulo, no dia 01-09-1932, falecido em Bananal.

terceiro -
Auro Guimarães, nascido em Bananal no dia 23-9-1933, casado com Eliete Cobra Guimarães.  residentes em Lorena, teve os seguintes 08 filhos:

primeiro - Aurélio Cobra Guimarães, nascido em Bananal no dia 21-10-1958.

segundo -
Eliana Cobra Guimarães, nascida em Bananal no dia 13-2-1960.

terceiro -
Osvaldo Cobra Guimarães, nascido em Bananal a 11-12-1962

quarto -
Florivaldo Guimarães nascido em Bananal no dia 17-03-1936, falecido no dia 20-03-1936.

quinto -
Zelinda Guimarães, nascida em Bananal no dia 8-1-1938, casada com Álvaro Monteiro Torres, em Lorena, teve os seguintes 08 filhos:
 
primeiro - Sonia Izilda Monteiro Torres, nascida em Lorena

segundo - 
Alvaro Monteiro Torres Filho, nascido em Lorena a 13-05-1957

terceiro -
Gilmar Monteiro Torres, nascido em Lorena

quarto -
Edson Monteiro Torres, nascido em Lorena

quinto -
Rubens Monteiro Torres, nascido em Lorena

sexto -
Gilson Monteiro Torres, nascido em Lorena

sétimo -
Alberto Monteiro Torres, nascido em Lorena

oitavo -
Marlente Monteiro Torres, nascida em Lorena

sexto - Lamartine Guimarães, nascido em Bananal no dia 6-10-1939, Sargento Musico do 5.o Batalhão da Força Pública em Taubaté, casado com a Prof.ª Maria José Cabral Costa Guimarães, teve os seguintes 02 filhos:

primeiro - Ronaldo Costa Guimarães, nascido em Tremembé.

segundo -
Luciano Costa Guimarães, nascido em Tremembé.

sétimo - Zélia Guimarães, nascida em Bananal, em 26-9-1941, solteira, prof. Pública em Itaquaquecetuba-SP, residente em Cruzeiro S.P.

oitavo -
Joubert Guimarães, nascido em Bananal em 17-1-1949, solteiro, cabo musico do 5.o Regimento I. em Lorena, residente em Lorena.

quinto - Martinha Agusta Guimarães FONSECA, nasceu em Bananal a 7-12-1910, c.c. MANOEL RICARDO DA FONSECA segundo casamento deste, teve os seguintes 02 filhos:

primeiro - Ricardo Guimarães Fonseca, nascido em Bananal, solteiro, motorista, residentes em Bananal S.P.

segundo -
Cacilda Guimarães Fonseca, nascida em Bananal, solteira, residentes em Bananal S.P.

sexto -  Balbina Rita Guimarães Portugal, nasceu em Bananal no dia 13-11-1912, proprietária, residente em Barra Mansa-RJ, casada com JOAQUIM MACEDO PORTUGAL, alfaiate e funcionário da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, natural de Rio Bonito-MG, teve os seguintes filhos 06 filhos:

primeiro - Maria Aparecida Portugal casada com IVO FERREIRA,residentes em Volta Redonda, pais dos seguintes 06 filhos:
 
primeiro - Jairo Ferreira nascido em Volta Redonda
segundo -
Sandra Sueli Ferreira nascida em Volta Redonda
terceiro -
Aristela Ferreira nascido em Volta Redonda
quarto -
Márcia Ferreira nascida em Volta Redonda
quinto -
Aparecida Ferreira nascida em Volta Redonda
sexto -
Balbina Ferreira nascida em Volta Redonda

segundo - Brasil Republicano Portugal, nasceu em Bananal em 15 de novembro, motorista, casado com..., residentes em Barra Mansa R.J.

terceiro -
Walter Republicano Portugal, nascido em Bananal, funcionário da Usina Siderúrgica de Volta Redonda, casado com... residentes em Niterói R.J.

quarto -
Elenice Macedo Portugal, nascida em Bananal casada com.... Residentes em São Paulo.

quinto -
Neusa Maria Macedo Portugal, nascida em Bananal, casada com Idelfonso.

sexto -
Romão Macedo Portugal, nascido em Bananal, solteiro, func. Usina Siderúrgica de Volta Redonda, residente em São Lourenço M.G.


sétimo - 
Beatriz Guimarães VALENTE, nascida em Bananal no dia 26-02-1916, residente no Rio de Janeiro, casada com LINDOLFO VALENTE, teve os seguintes 04 filhos:

primeiro - Aracelis Guimarães Valente, nascida em Bananal, casada em Lorena com.... , residentes em Resende R.J.

segundo -
FabÍola Guimarães Valente, nascida em Bananal, residente em São Paulo S.P.

terceiro -
Maria do Carmo Guimarães Valente, nascida em Bananal.

quinto -
Cássio Guimarães Valente, nascido em bananal, casado com..... residente em Resende RJ

oitavo -  AltiNo Guimarães nascido em 25-02-1919 em Bananal, falecido com poucos meses de idade.

nono -
AlTivo Guimarães nascido no dia 19-09-1925.

décimo -
Zuleika Guimarães, nascida em Bananal no dia 24-08-1921, residente em Barra do Piraí-RJ. Casou em Barra Mansa. Sem filhos.

décimo primeiro -
Pio Décimo Guimarães, nascido em Bananal no dia 20-08-1923, Tabelião do 1.o Oficio em Bananal, casado com a Prof.ª MARIA JOSÉ ROMEIRO Guimarães, teve os seguintes 05 filhos:

primeiro - César Guimarães, nascido em Bananal, residente em Taubaté S.P.

segundo - 
Rosália Maria Guimarães, nascida em Bananal, Professora Primária, residente em São Bernardo do Campo S.P.

terceiro -
Rosalina Guimarães, nascida em Bananal.

quarto -
Antonio Celso Guimarães, nascido em Bananal.

quinto - 
Regina Flavia Guimarães nascido em Bananal, casada com Raul .... residentes em Bananal,

quinto -
José Enio Guimarães, nascido em Bananal, casado com Clarisse (neta da Stuart tia da vó Netinha) residente em São José do Barreiro.


segundo -
Faustino José Corrêa, nasceu em Bananal em 1.853.

terceiro -
Melania Olinda Corrêa, nasceu em Bananal em 1.859, casada com JOSÉ REBELO, deixou os seguintes 03 filhos:

primeiro - Maria José Rebelo

segundo -
América Rebelo, casada com Boanésio Rosa

terceiro -
José Joaquim Rebelo


quarto -
Justina Olinda Corrêa,nasceu em Bananal em 1.861 casada, com UMBELINO JOSÉ CORRÊA DA SILVA, falecido em Porto Novo do Cunha (Minas), teve os seguintes 03 filhos:

primeiro - Edite Corrêa da Silva, falecida solteira.

segundo -
Euclides Corrêa da Silva, casado com sua prima Antonia Corrêa Ramos, filha de Maria América Corrêa e de Gersumino de Paula Ramos.

terceiro -
Laudelina Corrêa da Silva

Obs: Em 1.895 residiam em Sapucaia e após e falecimento do Sr. Umbelino, em Porto Novo do Cunha, Estado de Minas, a viúva e os filhos voltaram para Bananal.


quinto -
Bráulio José Corrêa, nasceu em Bananal em 1.864, casado com VICÊNCIA DE SÁ, irmã da segunda esposa do Cap. Faustino José Corrêa, pai de Bráulio.

sexto -
José Joaquim Corrêa (FILHO), nasceu em Bananal em 1.866.
sétimo -
Rodrigo José Corrêa, nasceu em Bananal em 1869
oitavo -
Florisbela Olinda Corrêa, de seu casamento com ...... ,teve os seguintes 02 filhos:

primeiro - Pedro
segundo -
Marcilio

O Capitão Faustino José Corrêa, casou em 2ª núpcias com Idalina Maria de Sá Corrêa, filha de Maria de Sá. Tiveram os seguintes 08 filhos:

nono - Maria América Corrêa, do seu casamento com GERSUMINO DE PAULA RAMOS, teve os seguintes 04 filhos:

primeiro - Ana Corrêa Ramos, casada em 1.as núpcias com .... Chad e em segundas núpcias com.......

segundo -
Antonia Corrêa Ramos, casada com o seu primo Euclides Corrêa, funcionário D.C.T em São Paulo, filho de Justina Olinda Corrêa e Umbelino José Corrêa da Silva.

terceiro -
Manoel Corrêa Ramos, residente em Aparecida

quarto -
José Maria Corrêa Ramos casado com sua prima Geralda Rosa, teve os seguintes 03 filhos:
 
primeiro - Antonio Ramos, nascido em São Paulo

segundo -
Fernando Ramos, nascido em São Paulo

terceiro -
Arnaldo Ramos, nascido em São Paulo


décimo -
Joana Batista Adelaide Corrêa, nasceu em Bananal em 8-11-1879, casada com ANTONIO LAMARTINE ROSA, teve os seguintes 03 filhos:

primeiro - Geralda Rosa, casada com o seu primo José Maria Corrêa Ramos (n 33), nascida em São Paulo, pais de um filho:

primeiro - José Maria Corrêa Ramos casado com sua prima Geralda Rosa, teve os seguintes 03 filhos:
 
primeiro - Antonio Ramos, nascido em São Paulo

segundo - 
Fernando Ramos, nascido em São Paulo

terceiro -
 Arnaldo Ramos, nascido em São Paulo

segundo - Afonso Rosa, nascido em São Paulo.

terceiro -
Maria Aparecida Rosa, nascida em São Paulo, casada em 1.as núpcias com Luiz dos Santos Faber Polosine e em 2.as núpcias com Jorges Abdo Bules de quem se desquitou, pais da seguinte filha:

primeiro - Placidia Rosa, nascida em São Paulo


décimo primeiro -
Getulio Amâncio Corrêa (Tulinho), nasceu em Bananal em 25-05-1881, casado com D. MARIA DAS DORES CORRÊA, teve os seguintes 03 filhos:

primeiro - Heloisa Corrêa
segundo -
Fausto Corrêa
terceiro -
Ana Corrêa


décimo segundo -
 Luiz Leôncio Corrêa, nasceu em Bananal em 18-06-1885, foi funcionário do D.C.T., casado com D. MARIA DAS DORES, falecido em São Paulo, deixou os seguintes 06 filhos:

primeiro -  Olinda Corrêa, nasceu em São Paulo.

segundo -
Antonio Corrêa nasceu em São Paulo, casado com Aparecida.

terceiro -
Manoel Corrêa nasceu em São Paulo, funcionário do D.C.T. em São Paulo.

quarto -
José Corrêa, casado.

qunto -
Teresa Corrêa, nascida em São Paulo, casada com Antonio Soares.

sexto -
Geralda Corrêa.


décimo terceiro -
Waldomiro Roque Corrêa, nasceu em Bananal em 15-08-1887.

décimo quarto -
Olinda Roberta Corrêa, nasceu em Bananal em 7-06-1891, casada com REMO PARDINI, teve os seguintes 06 filhos:

primeiro - Luiz Corrêa Pardini, nascido em São Paulo no dia 5-03-1963.

segundo - 
Remo Corrêa Pardini, nascido em São Paulo em 13-12-1957.

terceiro -
Olinda Corrêa Pardini, nascido em São Paulo em 20-01-1952.

quarto -
Edie Corrêa Pardini, nascido em São Paulo.

quinto -
Valdo Corrêa Pardini, nascido em São Paulo no dia 29-05-1965.

sexto -
Wagner Corrêa Pardini, nascido em São Paulo no dia 29-05-1965.


décimo quinto - 
Idalina Corrêa, nasceu em Bananal em 8-11-1889, funcionária do Dep. de Correios e Telégrafos, solteira, já falecida.

décimo sexto -
Manoel Faustino José Corrêa, nasceu em Bananal em 28-09-1894, Prof. Publico aposentado, viúvo da Prof. Publica D. DORCAS FERREIRA, teve os seguintes 03 filhos:

primeiro - José Roberto Corrêa

segundo - 
Getulio Amancio Corrêa, casado com Maria Aparecida Corrêa.

terceiro -
Julieta Idalina Corrêa, casada com Adão Silva, teve os seguintes 02 filhos:
 
primeiro - Álvaro Corrêa da Silva

segundo -
Fernando Corrêa da Silva

terceiro - Serafim Joaquim Corrêa,

quarto - Clara Joaquim Corrêa,

quinto - Paulo Avelino Corrêa,

sexto - Maria Joaquina Corrêa,

sétimo - Leão Joaquim Corrêa,

oitavo - Zeferino Joaquim Corrêa,

nono - Antonio Joaquim Corrêa,

décimo - Manoel Joaquim Corrêa, todos representados pelo Conselheiro Francisco Antunes Maciel.

 

Oitavo - Florência Faustina Corrêa (ou Florência Pereira de Ávila) ** nasceu no Rio Grande/RS, Brasil faleceu antes de 1857em Taim, Rio Grande/RS, casada com Ignácio Pereira D‛Avila nascido em 01 de fevereiro de 1851 em Taim, Rio Grande/RS, representados por seus 08 filhos:

primeiro - Manoel Pereira D‛Avila,

segundo - Clandestina Pereira  D‛Avila,

terceiro - Albina Pereira D‛Avila,

quarto - Simplicio Pereira D‛Avila, ***

quinto - Margarida Ignácia Pereira  D‛Avila****, nascida em 1809 em Taim, Rio Grande/RS, e falecida em 1889 em S.V. Palmar, casada com Graciano Pereira d'Avila, nascido em 20 de maio de 1801 em Taim, Rio Grande/RS, e falecida em outubro de 1849 em Taim, Rio Grande/RS,.  Pais de uma filha:

primeiro - Lucinda Pereira d'Avila nascida em 1840 em S. Vitória do Palmar/RS, Brasil  e falecida em 14 de maio de 1903 em S. V. Palmar, casada com Teodolindo Carlos da Silva  (Lobo) nascido no Rio Grande e falecido em S. Vitória do Palmar/RS, Brasil . Pais de uma filha:
 
primeiro - Cândida da Silva, nascida em 15 de fevereiro de 1875 em S. Vitória do Palmar/RS, Brasil  e falecida em 17 de fevereiro de 1936  em S. Vitória do Palmar/RS, Brasil casada com José Dirceu Rodrigues nascido em 1862 em S. Vitória do Palmar/RS, Brasil, e faleceu em 04 de janeiro de 1935  em S. Vitória do Palmar/RS, Brasil. Pais de uma filha:
 
primeiro - Laura da Silva Rodrigues nascida em 12 de março de 192 em em S. Vitória do Palmar/RS, Brasil  e faleceu em 06 de setembro de 1959 em S. Vitória do Palmar/RS, Brasil , casada com Antonio Américo da Costa nascido em 05 de julho de 1917 em S. Vitória do Palmar/RS, Brasil  e falecido 1999 em Porto Alegre. Pais de um filho:
 
primeiro - José Pedro Maia casado com Candida América.

segundo - Balbino Pereira de Ávila ****

sexto - Simão Pereira D‛Avila,

sétimo - Alexandre Pereira D‛Avila representado por sua mulher Maria Sebastiana Cardoso,

oitavo - Benigna Pereira D‛Avila, representados os dois ultimos pelo Conselheiro Francisco Antunes Maciel

 

Nono - Maria Faustina Corrêa cnasceu em 1803, no Rio Grande/RS, Brasil, casada em  1840 com José Antunes da Porciúncula nascido em 1778 e falecido em 1855 . representados pelos seus 05 filhos:

primeiro - Serafim Antunes DA PORCIÚNCULA, nascido em 1811, casado com Bernarda Corrêa,

segundo -  Balbina  LUDOVINA AntuneZ CORRÊA, nasceu por volta de 1805 e faleceu 1833, casou em 1825 com WASCO ANTONIO PEREIRA DE AVILA, nascido em 1800 e falecido 1840, filho de Joaquim Pereira de Avila e s/m Pais de:

1- ROSA PEREIRA DE AVILA, nascida em 1813

2- MARIA GRACIANA PEREIRA DE AVILA, nascida em janeiro de 1824

3- MAGDALENA PEREIRA DE AVILA, nascida em 1825

4- MARIA JOSE PEREIRA DE AVILA, nascida em 1826, casou-se com Ezequiel Pereira de Avila. Pais de:

1- JUAN FRANCISCO PEREIRA DE AVILA

2- JUAN PEREIRA DE AVILA

3- HERMENEGILDO PEREIRA DE AVILA, nascido em 1855

4- CLOTILDE PEREIRA DE AVILA, nascida em 1869

5- MARIA ANTONIA PEREIRA DE AVILA, nascida em 13 de junho de 1861, casada em 16 de abril de 1887 com JOSÉ SENGLAN nascido em 07 de maio de 1856 e falecido em 01 de novembro de 1931 . Pais de:

1- SANTIAGO OROLIS SENGLAN, nascido em 25 de julho de 1894

2- MARTIN SENGLAN

3- PETRONA SENGLAN, nascida em 27 de abril de 1891 em Aigua, MaldonadoUY e faleceu em 31 de dezembro de 1982 em Montevideo UY casada em 28 de abril de 1928, com BENITO VERGARA nascido em 21 de março de 1887 em Colon, Lavalleja UY, e falecido em 10 de outubro de 1980 em Montevideo UY. Pais de:

1- MARIA NELIDA VERGARA, nascida em 19 de março de 1929, em Colon, Lavalleja, UY, e falecida em 01 de junho de 1995,  casada em 1953 com PEDRO HERNANDEZ, nascido em 1953 no Uruguai. Pais de 04 filhos.

2- ARNOLDO OMAR VERGARA, nascido em 10 de maio de 1934

3- AMADA ANASTACIA VERGARA, nascida em 22 de janeiro de 1933

4- ..............VERGARA

4- JOSÉ SENGLAN, nascido em 02 de fevereiro de 1892

5- OROSINO SENGLAN, nascido em 29 setembro de 1896

6- MARIA NOLVINA SENGLAN, , nascida em 30 de dezembro de 1898

6- MERCEDES PEREIRA DE AVILA, nascida em 1863

7- EXALTACION PEREIRA DE AVILA, nascida em 1865

8- AMARO PEREIRA DE AVILA, nascido em 1867

5- JUAN BENICIO PEREIRA DE AVILA, nascido em 1827

terceiro - José Antunes DA PORCIÚNCULA representado pelo Conselheiro Francisco Antunes Maciel,

quarto - Valerio Antunes DA PORCIÚNCULA,

quinto - Hermelino Antunes DA PORCIÚNCULA,

Décimo - Cypriana Faustina Corrêa casada com José Pereira D‛Avila representada por seus 02 filhos:

primeiro - Vasco Pereira D‛Avila*****,

segundo - Leodorinha (Leodorinha) casada com Joaquim Gonçalves de Carvalho e representada pelos seus 04 filhos:

primeiro - Liniador (Lidia),

segundo - Luiza,

terceiro - Vivência

quarto - .......................

Decimo Primeiro - Bernardo Faustino Corrêa****** casado com Dionísia Pereira, representado por sua filha:

primeiro - Bernarda F. Antunes Corrêa representada pelo Conselheiro Francisco Antunes Maciel.

Documentos relacionados

 

Fontes: * sic "O Estado de São Paulo" datado de  11 de gosto de 1981.

* 061. FUNDO TABELIONATO DO MUNICÍPIO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR Subfundo: 1º Tabelionato Espécie / tipologia: Livros Notariais de Transmissões e Notas - Livro 8 - 1875 A escrava, Maria Dionísia (parda) e seus filhos Cantília (preta) e Tomé (pardo); Sr. Semião Faustino Corrêa; dt. conc. 01-11-75; dt. reg. 02-11-75 (Livro 8, p. 10v). Desc.: A carta concede plena liberdade.

** 053. FUNDO TABELIONATO DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE Subfundo: 1º Tabelionato Espécie / tipologia: Livros Notariais de Registros Diversos Livro 24 - 1865 a 1869

O escravo Severino; Crioulo; 28; campeiro; Sra. Florência Pereira de Ávila; dt. conc. 04-04-67; dt. reg. 06-04-67 (Livro 24, p. 85r). Desc.: A carta foi concedida mediante a entrega de um outro Crioulo, de nome Marcolino, por Faustino Corrêa no Exército, com a condição do escravo assentar praça no Exército Imperial, pelo tempo que for designado pelo Governo, em sua substituição.

***(053. FUNDO TABELIONATO DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE Subfundo: 1º Tabelionato Espécie / tipologia: Livros Notariais de Registros Diversos - Livro 24 - 1865 a 1869 -
O escravo Quintino; pardo;
Sra. Serafina Cardoso de Aguiar; dt. conc. 26-03-67; dt. reg. 24-04-67; em Santa Vitória (Livro 24, p. 89v). Desc.: A carta foi concedida com a condição do escravo servir ao Exército, em substituição do filho da senhora, o capataz Lodorino Pereira de Ávila (Guarda Nacional do 20º Corpo de Cavalaria). O escravo fazia parte dos bens do falecido pai da senhora, Dionísio Cardoso de Aguiar, e “assim haver combinado com os mais herdeiros”, a senhora pagou 800$ pelo dito escravo. Por não saber ler nem escrever, a senhora pediu a seu cunhado, Simplício Pereira de Ávila, que a assinasse a rogo.)
(061. FUNDO TABELIONATO DO MUNICÍPIO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR Subfundo: 1º Tabelionato - Livro 1 - 1876 a 1883.
A escrava Cecília; preta; Rio de Janeiro; 48;
Sr. Simplício Pereira de Ávila; dt. conc. 15-11-76; dt. reg. 16-11-76 (Livro 1, p. 1r). Desc.: A carta foi concedida mediante o pagamento, pela escrava, de 200$.)

****( 053. FUNDO TABELIONATO DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE Subfundo: 1º Tabelionato Espécie / tipologia: Livros Notariais de Registros Diversos - Livro 24 - 1865 a 1869 - O escravo Firmino; Crioulo; desta Província; Sra. Margarida Pereira de Ávila; dt. conc. 11-04-67; dt. reg. 24-04-67; em Santa Vitória (Livro 24, p. 89r). Desc.: A carta foi concedida com a condição do escravo substituir o filho da senhora, Balbino Pereira de Ávila, em um dos corpos do Exército. Por não saber escrever, a senhora pediu a Marcos Rodrigues Viana que a assinasse a rogo.)

*****( DOCUMENTOS DA ESCRAVIDÃO CATÁLOGO SELETIVO DE CARTAS DE LIBERDADE Acervo dos Tabelionatos de municípios do interior do Rio Grande do Sul VOLUME 1 - 053. FUNDO TABELIONATO DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE Subfundo: 1º Tabelionato Espécie / tipologia: Livros Notariais de Registros Diversos - Livro 25 - 1869 a 1873.
A escrava Faustina; preta; Mina;
Sr. Vasco José Pereira de Ávila (e sua mulher, Serafina Pereira de Ávila); dt. conc. 26-04-69; dt. reg. 10- 05-69; de Santa Vitória (Livro 25, p. 4v). Desc.: A carta foi concedida mediante o pagamento de 800$.)

( 061. FUNDO TABELIONATO DO MUNICÍPIO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR Subfundo: 1º Tabelionato - Livro 9 - 1875 a 1876 -
A escrava Delícia Petrona; Crioula desta Freguesia;
Sr. Vasco José Pereira de Ávila; dt. conc. 26-05-74 (Livro 9, p. 45r). Desc.: A carta concede plena liberdade.).

( 052. FUNDO TABELIONATO DO MUNICÍPIO DE QUARAÍ Subfundo: 1º Tabelionato Espécie / tipologia: Livros Notariais de Registros Diversos Livro 1 - 1876 a 1886.
A escrava Vitorino; Feliciana (sua mãe, parda, escrava do mesmo senhor); desta Província; 15; Sr. Antônio Rodrigo Jacques; dt. conc. 04- 05-86; dt. reg. 05-03-86; de Alegrete (Livro 1, p. 148v). Desc.: A carta foi concedida “sem cláusula ou condição alguma”. Por não saber ler nem escrever, o senhor pediu a
Vasco Simões Pereira de Ávila que a assinasse a rogo.)

******(DOCUMENTOS DA ESCRAVIDÃO CATÁLOGO SELETIVO DE CARTAS DE LIBERDADE Acervo dos Tabelionatos de municípios do interior do Rio Grande do Sul VOLUME 1 - 053. FUNDO TABELIONATO DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE Subfundo: 1º Tabelionato Espécie / tipologia: Livros Notariais de Registros Diversos Livro 24 - 1865 a 1869 -  O escravo Porfírio Faustino Corrêa; pardo; 20; Sr. Augusto M. Machado; dt. conc. 20-02-67; dt. reg. 20-02-67 (Livro 24, p. 75v). Desc.: A carta foi concedida com a condição do escravo assentar praça no Exército Imperial, pelo tempo que for designado pelo Governo, em substituição de João Francisco Faustino Corrêa (cidadão brasileiro), filho de Bernardo Faustino Corrêa. A carta foi passada pelo procurador do senhor, Antônio Gonçalves Tomo.)

Fontes: 

Dados retirados da Cópia reprográfica do Testamento do Comendador Faustino Corrêa, páginas do Inventário, em sede de Embargos ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, pesquisa feita no Instituto Genealógico Brasileiro.

As atualizações foram preparadas por Consuelo Maria Freire Guimarães, com os dados do arquivo de Prudêncio Jardim Guimarães, as anotações complementares de Auro Guimarães. E atualizadas com dados dos nossos colaboradores.

Se quiser um contato com o site, dê um clique na espada abaixo,
quando abrir a janela de e-mail, mude a palavra "trocar" que aparece no centro do endereço eletrônico,
con.freire trocar uol.com.br
pelo símbolo "@" (arroba), para que seu e-mail seja enviado corretamente,
e principalmente para que a proprietária do site
 não receba spam em sua caixa postal.
Grata!