Ex-ministro Azeredo um dos interessados na herança
O ex-ministro das Relações Exteriores, Sr. Antonio Azeredo da Silveira, é o mais recente interessado em receber parte da herança do Comendador Domingos Faustino Corrêa, falecido no dia 23/61.873, 14 dias após a assinatura do testamento que deixou para seus descendentes centenas de propriedades em vários Estados brasileiros, além do Chile, Argentina e Uruguai. A herança é avaliada em Cr$ 1 trilhão.
O Sr. Azeredo da Silveira é bisneto do Senador Manoel Francisco Corrêa, irmãos do Barão do Cerro Azul, Ildefonso Pereira Corrêa, que acredita ser herdeiro do comendador. Além do ministro, um genro do Governador Ney Braga está providenciando a documentação para também herdar bens. A habilitação dos herdeiros será encerrada em Agosto ou meados de setembro próximo, no município de Rio Grande (RS) e até a divisão do patrimônio deverão transcorrer mais três anos aproximadamente. O inventário já tem 14 mil 530 folhas.
HISTÓRICO
O inventário iniciou no mesmo ano de sua morte na Comarca do Rio Grande, incluindo imóveis em vários municípios do Rio Grande do Sul e 28 casas e sobrados em Montevidéu, nas praias do Pocitos e Carrasco. A partir dos 73 volumes iniciais e manuscritos, sucederam-se várias intervenções, inclusive oficiais, para protelar o andamento inventarial, enquanto intrusos iam ocupando áreas supostamente abandonadas. Hoje o processo tem 44 outros processos impetrados por posseiros que se julgam donos, considerando o tempo de ocupação dos imóveis. A retomada do processo principal, após várias paralisações, começou com a Sra. Dalva Rodrigues Merenda, que em 1971 foi investida com a responsabilidade de testamenteira e até 1974 colocou em ordem as 14mil 530 folhas. Em 1976, surgiram mais pretensos herdeiros, residentes em vários Estados do Brasil, que haviam se habilitado nesta condição em 1.935 a 1.939.
O número de interessados passou então de 150 inicialmente para mais de 20 mil atualmente, que na realidade somente 3.000 comprovam sua origem.
Dados retirados do Informativo BIGLIA – Campinas - de julho 1981 - Para os Clientes e amigos da Organização Jurídica e Contábil “Biglia” - Ano I – n.º 1 - Fls. 01 a 05.
Se você quiser um contato com a autora do site, para auxiliar nas
atualizações das árvores genealógicas do site, ou mesmo algum erro nas
respectivas genealogias, dê um clique na espada abaixo,
quando abrir a janela de e-mail, mude a palavra "trocar"
que aparece no centro do endereço eletrônico,
con.freire trocar
uol.com.br
pelo símbolo "@" (arroba), para que seu e-mail seja enviado corretamente,
e principalmente para que a proprietária do site
não receba spam em sua caixa postal.
Grata!